quinta-feira, 3 de março de 2011

Alisson Alipio

Olá a todos.

É com grande prazer que venho através dessa nova postagem, divulgar o trabalho de um grande violonista paranaense, que com sua técnica e musicalidade refinada, vem encantando o público nas mais variadas salas de concerto.  Poderemos apreciar um pouco mais do trabalho dessa figura ímpar do violão paranaense, através de três que videos que aqui estão expostos, e um breve release da sua carreira.



Violonista clássico, iniciou os estudos musicais com o pai e com Luiz Cláudio Ribas Ferreira. Em cursos e festivais teve orientação dos violonistas Abel Carlevaro, Alvaro Pierri (URY), Fábio Zanon, Henrique Pinto (BRA) e outros. É laureado em concursos de interpretação, atua como concertista e participa de gravações para a rádio e televisão.
Alisson Alípio é doutorando e mestre em violão pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bacharel em violão pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP).
Atualmente é professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) onde leciona violão, técnica e performance.

Críticas


"Com uma técnica madura, musicalidade apurada e um som criterioso, Alisson se destaca como um dos nomes do violão brasileiro. Seu repertório consiste das mais significantes obras do cenário violonístico" (Luiz Claudio Ribas Ferreira - violonista e professor de música - 2003)


"Um dos mais promissores violonistas do Paraná"  (Jornal Gazeta do Povo - 2008)

"Durante, aproximadamente, duas horas, Alípio encantou o público executando composições de Bach e Villa-Lobos"  (Imprensa - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - 2010)


               Sonata para guitarra Op. 47 (Finale) - Alberto Ginastera - Alisson Alípio, guitar




                Concerto em Ré maior RV 93 (Largo) - Antonio Vivaldi - Alisson Alípio, guitar





                                      Estudo 5 - H. Villa-Lobos - Alisson Alípio, guitar



 

Para mais informações a respeito do trabalho que o Alisson Alipio desenvolve, visiste seu myspace:
 
 
Um grande abraço a todos e até a próxima.
Cosme de Almeida.

3 comentários:

  1. Muito bom.Cosme você divulgar os músicos do Paraná, é um trabalho bonito. Esta postagem do Alison foi demais!! Vamos ver se tocamos juntos por ai... Um abraço.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Cosme,

    Obrigado pela postagem e pelas palavras gentís a respeito do meu trabalho. Conte comigo para enriquecermos o blog com novos materiais de outros violonistas.
    Abração,

    Alisson

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cosme. Postei o seguinte recado no fórum de violão, mas acho que você não visita o site, então aqui está uma sugestão de divulgação:

    "Dado interessante: O Museu Pe. Carlos Weiss em Londrina, juntamente com o professor de violão da UEL, Inácio Rabaioli, está para fechar uma série de recitais de violão ao longo do ano começando esse mês. Seria legal divulgar este evento MILAGROSO por aqui.

    Caso seja de seu interesse, me mande um e-mail que eu lhe envio as informações, certo?

    Abraço!

    ResponderExcluir